Espaço Lunático
Rua Visconde de Carandaí 06
Jardim Botânico
(21) 3114-0098
contato@espacolunatico.com.br

Oficina X3


oficina3x_v2

Com Adriana Seiffert, Luciana Bollina e Renata Guida

O que é o curso?

O curso é uma proposta de três atrizes com experiências artísticas múltiplas que decidi- ram unir seus conhecimentos para promover um workshop completo e interessante para o público jovem, muitas vezes sedento por cursos que agucem a criatividade e que tenham conteúdo dinâmico. O curso propõe ao jovem uma viagem ao seu próprio universo lúdico, diversificado por sua singularidade, através de um personagem retirado de uma obra literária, teatral ou poética. Na década de 1960 a performance art ou performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que – assim como o happening – pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. Atualmente muitos trabalhos artísticos ganham o rótulo “performance”,que na sua significação mais elementar pode significar iniciar, fazer, executar ou desenvolver uma determinada tarefa, simplesmente. Mas o que o curso propõe é mesmo a mistura das artes, a inserção do adolescente no campo da performance onde ele é o artista e também o criador, oferecendo um espaço fértil para a criação. Através da apresentação dos conteúdos artísticos e do texto, damos a base para que ele se manifeste, se divirta e se dilate dentro da sua própria individualidade, resultando numa performance única que será filmada no último dia. Essa filmagem será editada e será um presente para os alunos se lembrarem do curso.

Os alunos terão aulas de:

Corpo: com Luciana Bollina, construindo partituras corpo- rais que irão guiar a parte física da composição do aluno;
Teatro e fala: com Renata Guida, familiarizando o aluno com o universo teatral descobrindo a voz e o texto;
Pesquisa estética: com Adriana Seiffert, inspirando e construindo maquiagens e figurinos para o personagem que irão desenvolver.

Carga horária:

5 dias. 4 horas diárias.

Público- alvo:

Jovens de 13 a 17 anos.
As turmas serão formadas por faixa etária por uma questão de diversidade de interesses.

Por que esse curso?

Hoje, o jovem tem muito acesso à informação rápida e não tem paciência para a leitura ou até para a própria brincadeira. A adolescência é uma fase onde paramos de brincar e começamos a nos julgar, nos reprimir, queremos ser incluídos, parte de alguma coisa. O que o curso propõe é o resgate da brincadeira através da arte, que dá a oportunidade desse jovem se expressar e aprofundar seu conhecimento artístico. A dinâmica de grupo, o exercício do olhar e da escuta que o teatro proporciona, ajudam o jovem no desen- volvimento da sua própria individualidade e na observação e entendimento do outro, am- pliando o entendimento do coletivo. Os alunos que já demonstram interesse na área artís- tica vão ter a chance de conhecer mais sobre o ofício do ator e do artista-criador. Os alunos que nunca pensaram em ser artistas irão trabalhar a criatividade, o corpo e a oratória de uma maneira divertida.


Leave a comment